LEMM publica livro em parceria com a Unifap e a Universidade de Varsóvia

Foi publicado pela Bonecker Editora o livro "Subjetividades em trânsito: memória, emoção, e-imigração e identidades", organizado pelo LEMM em parceria com a Unifap e a Universidade de Varsóvia.

O livro apresenta artigos dos pesquisadores do Laboratório, que abordam questões como migrações domésticas e internacionais, identidade e mémoria.

" É uma proposta de ser uma experimentação entre vários atores (pessoas físicas e institucionais) que debatem sobre aa questão migratória à luz das pesquisas sobre as questões da subjetividade sócio-histórica, memória, emoção, e-imigração e identidade.

Nos diversos fluxos migratórios, homens e mulheres carregam junto de suas malas e pertences partes de seu mundo de origem, de suas biografias, hábitos e valores. Seus vestígios vão sendo deixados, de maneiras materiais ou imateriais, ao longo do percurso. A partir do século XIX até a contemporaneidade, o movimento de e-imigrantes que chegam ao Brasil e, mais especificamente, ao Espírito Santo continua, embora intercalado por oscilações. A identidade dos brasileiros (incluindo os capixabas) constitui-se assim a partir dos encontros (mas também desencontros e conflitos) com/entre europeus, sírios, libaneses, chineses, africanos, indígenas, mineiros, cariocas, baianos, cearenses... É sobre esses deslocamentos e as questões envolvidas nesses processos que este livro busca lançar luz".

O livro pode ser baixado gratuitamente em sua versão ebook diretamente no site da editora.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.